31.5.08

Direitos da Criança

Em 20 de Novembro de 1959, a ONU fez a Declaração dos Direitos da Criança, com 10 artigos:
1- A criança deve ter condições para se desenvolver
física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.
2- A criança tem direito a um nome e uma nacionalidade
, desde o seu nascimento.
3- A criança tem direito à alimentação, lazer
, moradia e serviços médicos adequados.
4- A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afecto e de segurança
.
5- A criança prejudicada física
ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.
6- A criança tem direito a educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.
7- A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber protecção e socorro.
8- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.
9- As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial
, religiosa, ou de qualquer índole.
10- A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos.

25.5.08

A importância dos Contos


Ogres, dragões, bruxas, encantamentos, anões e a fada princesa todos vivendo entre “Era uma vez…” e “…viveram felizes para sempre.”. É um tempo sem tempo, um espaço sem espaço: é a dimensão do imaginário

Ouvir histórias é de uma importância para a criança, pois irá levá-la a interessar-se cada vez mais pela leitura e pelos livros, levando por isso ao sucesso escolar.

Contar histórias é também uma boa maneira de ajudar as crianças a lidar com os seus sentimentos. As histórias encorajam o seu desenvolvimento e aliviam tensões, desenvolvem a capacidade de fantasia e imaginação (aprende-se e desenvolve-se desde criança), fornece escapes necessários, falando aos medos internos da criança.

No caso da criança hospitalizada, as histórias favorecem a recuperação, incutindo-lhe coragem, mostrando-lhe que é sempre possível encontrar uma saída.

Nos contos a recompensa dos bons e o castigo dos maus é uma lição que visa a assimilação por parte das crianças do bem em relação ao mal, contribuindo deste modo para o enriquecimento psíquico que o reforço do bem trás consigo.

Nas histórias a criança identifica-se com os personagens, agora mais com um e mais tarde com outro. Os personagens têm determinadas tarefas ou provas para ultrapassar: tal como a própria criança.

O final feliz é muito importante, encoraja-os a lutar por valores positivos na vida

Acredito que o reconto oral leva à construção de pessoas mais humanas.