O projecto "Livro do Gui" insere-se na política de responsabilidade social da Multi Mall Management e pretende transmitir a todas as crianças uma mensagem sustentável, ao nível económico, social e ambiental. Numa vertente mais solidária, alargamos a acção deste livro à ajuda que pode ser dada a algumas famílias, para lhes poder proporcionar um Natal mais condigno, através da colaboração de todos na elaboração e oferta de cabazes de Natal. Por outro lado, no aspecto educacional, procurámos, através desta história infantil, alertar as crianças e os educadores para uma correcta alimentação e para os bons e tradicionais hábitos de convívio aquando das refeições diárias, bem como da importância da prática regular de exercício físico. Por último, no campo ambiental, chamámos a atenção para o facto de a compensação das emissões de carbono resultantes da produção deste livro ser feita através da reflorestação do Alqueva.Sendo 2010 o Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza, a Multi Mall Management criou o projecto Natal para Todos, desafiando todos os visitantes a fazerem um Cabaz de Natal para oferecer a quem mais precisa. Quem quiser contribuir poderá aceder ao site do centro comercial mais próximo da sua área de residência e consultar a lista de instituições que foram seleccionadas com o apoio da Entrajuda.
A narrativa explora a semelhança entre o feminino de Mandarim – Mandarina e a designação espanhola para tangerina, criando uma narrativa de ambiência oriental onde vemos castigada uma princesa pelo seu egoísmo e maldade. A narrativa, onde está presente o maravilhoso, a magia e a metamorfose, apresenta uma moralidade implícita e tem semelhanças com os textos tradicionais, ainda que, no final, o narrador diga que este não é conto da China!
OIBBY (International Board on Books for Young People) divulga anualmente uma mensagem de incentivo à leitura dirigida às crianças de todo o mundo. Este ano coube à escritora espanhola Eliacer Cansino (Sevilha, 1954) a redacção da mensagem. O cartaz do IBBY é da autoria da ilustradora Noemí Villamuza (Palencia, 1971).Mensagem IBBY(tradução para português)
20 de Março A arte de contar histórias caminha com a história da humanidade. Contando histórias, o contador, em interacção com o outro, transforma-se numa espécie de instrumento para a veiculação de mensagens e informações. Se há algo que podemos atribuir de forma universal a todos contadores de histórias, independente de seu contexto histórico-cultural, é a valorização da palavra, dita em voz alta com entoação, volume e gestos. Dar nova vida a personagens que ficam guardados nos livros e nas mentes é sem dúvida a principal função do contador de histórias.
Dia 20 de Março 2010 pelas 21:00H na Livraria Salta Folhinhas/Porto
“A casa da mosca fosca” é uma adaptação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por AlexanderAfanásiev. As diferentes personagens introduzem os leitores num atractivo jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que são elementos próprios da tradição oral.
Dia 13 Março de 2010 pelas 16:30h na livraria Vicio das Letras em Santa Maria da Feira, associando-se ao5ºaniversário da livraria, o Palhaço Micas vai dar vida a mais esta história, aproveitando para desejar FELICIDADES E MUITOS PARABÉNS. Continuem por muitos e bons anos a levar as histórias à vossa livraria, porque ouvir histórias é importante para a criança, pois irá leva-la a interessar-se cada vez mais pela leitura e pelos livros, levando por isso ao sucesso escolar. Acredito também que o reconto oral leva á construção de pessoas mais humanas.
Porto Gran Plaza, Sábado, 30 Janeiro 2010, 16:00A loja Bertrand Porto Gran Plaza acolhe os mais pequenos com um especial sorriso: o Palhaço Micas assegura a sessão de contos da livraria.